Treinos acontecem todo sábado, das 15h às 17h, no campo de futebol society do campus sede

Superando Limites, Jogando com Paixão: Futebol para Todos.
Quem passar pelo campo de futebol society do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aos sábados à tarde vai presenciar um treino, no mínimo, inusitado. Trata-se de um projeto de futebol para amputados, que conta com o apoio do Núcleo de Esportes (Nuesp) da UFCG.
O projeto é uma iniciativa da Associação Borborema de Futebol para Amputados (ABFA), que reúne, atualmente, 13 atletas, sendo 11 amputados do membro inferior e dois do membro superior. Os atletas são moradores de Campina Grande e Ingá e da zona rural de Massaranduba e Juarez Távora.

“A UFCG cedeu um horário para a realização dos treinos, que acontecem todo sábado, das 15h às 17h”, explica o servidor técnico-administrativo Sergivaldo Souza, que também integra o projeto e teve a ideia de buscar o apoio da instituição.
Ele conta que a maioria dos atletas já praticava o futebol e que eles não imaginavam mais poder retornar ao esporte depois do trauma sofrido. “Essa possibilidade de poder praticar o esporte novamente nos deixou muito felizes e empolgados”, conta.
“O Núcleo de Esportes foi muito receptivo e se dispôs imediatamente a ceder o espaço. A Universidade foi a primeira porta que a ABFA encontrou e a principal para o nascimento dessa associação. É de fundamental importância essa parceria, uma vez que, além de ser um projeto inovador, esse trabalho tem um caráter ainda mais importante e relevante, o lado social e de inclusão”, ressalta.
A iniciativa de montar o time partiu do educador físico, Silvio César Freire, que no início deste ano, começou a captar pessoas com esse tipo de deficiência com interesse em comum de jogar futebol. Em maio, aconteceu o primeiro encontro do grupo, em Campina Grande.
Sobre
A ABFA é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter esportivo, recreativo, educacional e social. É a primeira equipe oficial de futebol para amputados da Paraíba e tem como missão consolidar e difundir a modalidade no Estado, promovendo inclusão, saúde e cidadania. Entre os objetivos da Associação está a participação em campeonatos.
Mais informações podem ser obtidas por meio do email borboremafutebolamputados@gmail.com. Acompanhe também as atividades no perfil da associação no Instagram.